O AVIÁRIO POLÍTICO

Monday, November 13, 2006


AS NOVAS REGRAS DE GESTÃO

Muito se tem falado nos despedimentos para as empresas poderem sobreviver. Até aqui todos sabemos que os gestores aprenderam que quando há crise, seja ela qual for, há que despedir. Mas aqui pergunto eu? Não será essa a via mais fácil? Até eu seria uma boa gestora se tivesse nessa situação. Mentira. Essa ou esta não é uma boa solução. Uma boa solução passa pelo gestor que ao ver uma crise tenta dar tudo por tudo para a empresa não ir abaixo. Mas ao que parece os nossos gestores estão mais preocupados com o seu umbigo do que com a empresa. Pensam que se a empresa vai abaixo ele deixa de ter dinheiro para os seus luxos, não pensa que os seus empregados deixam de comer. Um bom gestor é aquele que previne uma crise não o que deixa que ela apareça. É como na saúde há que prevenir para a doença não se instalar. Esse sim é um bom gestor. Tentar elevar a sua empresa sempre mais e não a deixar cair. Mas isso é dificil nem todos têm esse dom. Neste momento, os trabalhadores são considerados como números e não como pessoas.
Lí algures num artigo que nos Estados Unidos os actuais gestores estariam a voltar atrás com a sua conduta de trabalho. Estavam a voltar a contratar antigos trabalhadores, pois chegaram à conclusão que a experiência era mais valiosa que os novos que chegavam e por falta dessa mesma experiência davam cabo delas. Levou tempo mas entenderam isso, só espero que não seja tarde demais aqui nosso país a darem por isso. Porque a asneirada é tanta que eu não sei onde vamos parar. Não quer dizer porém, que não se dê lugar aos jovens, nada disso. Mas há que os pôr a aprender com os mais velhos antes de tomarem decisões que podem ser catastróficas para a empresa. Aí sim há que tirar o chapéu a quem utiliza essa velha máxima.
Há também a questão de que se há bom ambiente de trabalho a produção aumenta e esse é mais um factor que se perdeu no tempo. Será que é desta que as empresas vêm a maneira certa de actuar? Fica a pergunta no ar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home